domingo, 25 de novembro de 2012

Premio Mérito Cultural 2012 "Dr. Edgar Franco"






                                  Premio
                      Mérito Cultural – 2012
                         “Dr. Edgar Franco”


A ALAMI - Academia de Letras, Artes e Música de Ituiutaba – e a Fundação Cultural de Ituiutaba outorgam no dia 13 de dezembro 2012, nas dependências da Biblioteca Municipal “Senador Camilo Chaves”, o Prêmio Mérito Cultural 2012 “Edgar Franco”.
Serão agraciadas personalidades e instituições que se destacaram em valiosos trabalhos sócio-culturais.
O evento faz parte da solenidade de encerramento das atividades da academia nesse ano de 2012.

O Prêmio Mérito Cultural “Dr. Edgar Franco”, foi criado pela ALAMI em parceria com a Fundação Cultural de Ituiutaba e tem como objetivo homenagear prestadores de relevantes serviços em favor da cultura,  do crescimento e da valorização social.  

Dr. Edgar Franco, nome que este ano enaltece ainda mais o Prêmio, é acadêmico da ALAMI, e que, mesmo   jovem, já tem uma valiosa biografia e vem enriquecendo o nome de Ituiutaba no Brasil e no exterior, através das suas atividades tanto como professor universitário, como artista multimídia.      
 






BREVE BIOGRAFIA:
EDGAR FRANCO – O CIBERPAJÉ

            Nascido a 20 de setembro de 1971, em Ituiutaba, Minas Gerais, a arte entrou cedo na vida de Edgar Franco. Aos 12 anos publicou sua primeira história em quadrinhos em um fanzine, desenvolvendo um amor constantemente renovado por esta forma de expressão. É acadêmico da ALAMI – ocupando a cadeira de número 46 (letras e artes), tendo recebido o Prêmio Mérito Cultural nos anos de 2010 e 2011.
            Graduou-se em arquitetura e urbanismo na Universidade de Brasília (UnB), onde iniciou suas pesquisas sobre a linguagem dos quadrinhos e suas conexões com a arquitetura. Anos depois o avanço dessa pesquisa veio resultar no livro “História em Quadrinhos e Arquitetura”, publicado pela editora Marca de Fantasia em 2004, e com sua segunda edição publicada em 2012, tornando-se livro de referência para pesquisadores dessa área.
            Em seu mestrado em Multimeios na Unicamp estudou as histórias em quadrinhos na Internet, batizando essa linguagem híbrida de quadrinhos e hipermídia de HQtrônicas (histórias em quadrinhos eletrônicas), pesquisa que serviu como base para o livro “HQtrônicas: Do Suporte Papel à Rede Internet” editado em 2004 pela parceria entre as editoras Annablume e a FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com sua segunda edição publicada em janeiro de 2008. Em 2010 organizou o livro “Poéticas Visuais e Processos de Criação” pela editora da UFG, obra que contou com a participação de alguns dos mais importantes pesquisadores e artistas da arte tecnologia brasileira como Eduardo Kac e Diana Domingues.
            Em 2006 concluiu o doutorado em Artes na Escola de Comunicações e Artes da USP. Foi professor dos cursos de Ciência da Computação, Turismo e Arquitetura e Urbanismo da PUC-MG - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais/ Unidade Poços de Caldas -, durante 7 anos (2001-2008). Atualmente é docente adjunto III da FAV - Faculdade de Artes Visuais da UFG - Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, onde também é Professor Permanente no Programa de Doutorado em Arte e Cultura Visual.
            Como pesquisador nas áreas de arte e tecnologia, transmídia, desenho e histórias em quadrinhos, possui dezenas de artigos publicados em livros e periódicos e tem apresentado suas pesquisas, há mais de vinte anos, em congressos como Intercom, Lusocom, Compós, Anpap e SBPC. Sua pesquisa de doutorado, “Perspectivas Pós-Humanas nas Ciberartes”, foi premiada no programa “Rumos Pesquisa Arte e Tecnologia 2003” do Centro Itaú Cultural em São Paulo. Como ilustrador, designer e cartunista possui centenas de páginas publicadas em revistas do Brasil e exterior como: Quadreca, Brasilian Heavy Metal, Nektar, Metal Pesado, Quark, Fêmea Feroz, Ervilha, Mandala, Mephisto (Alemanha), Dragon's Breath (Inglaterra), AH BD! (Romênia), La Bouche du Monde (França) além dos álbuns solo Agartha, Transessência e Elegia, publicados pela editora Marca de Fantasia, e de BioCyberDrama, em parceria com Mozart Couto, editado pela Opera Graphica. Seu trabalho como ilustrador envolve a criação de dezenas de capas de CDs e livros, para músicos, bandas e autores de países como Brasil, Portugal, França, Inglaterra, Alemanha, Suíça, Japão, Austrália, Estados Unidos, Turquia, entre outros.
            Em 2009 ganhou o “Troféu Bigorna”, premiação nacional concedida aos melhores das histórias em quadrinhos brasileiras. O trabalho premiado com o troféu foi a revista em quadrinhos “Artlectos e Pós-humanos Nº. 3” . Em 2010 um número especial da revista TOP! TOP!, dedicado à obra de Edgar Franco, incluindo entrevista e trabalhos do artista, foi selecionado pela curadoria do maior festival europeu da área de quadrinhos, o “Festival de Angouleme” na França, para concorrer ao prêmio de melhor publicação alternativa de quadrinhos.
            O trabalho de Franco como artista multimídia envolve também obras criadas para suportes hipermidiáticos, entre elas as HQtrônicas: Ariadne e o Labirinto Pós-Humano, que integrou a Mostra Sesc de Artes (SP/2005); NeoMaso Prometeu, menção honrosa no 13º Videobrasil - Festival Internacional de Arte Eletrônica (Sesc Pompéia/2001); O Mito Ômega - web arte envolvendo vida artificial e algoritmos evolutivos; e a instalação interativa Immobile Art que foi selecionada pela curadoria do MIS - Museu da Imagem e do Som de São Paulo para integrar o Festival Mobille Fest de 2009 e recebeu destaque na imprensa, incluindo matéria na Folha de São Paulo.
            Edgar Franco também é mentor do projeto musical Posthuman Tantra com o qual realiza performances cíbridas multimídia e que lançou em 2010 seu segundo CD oficial pela gravadora Suíça Legatus Records, tendo participado de coletâneas lançadas em países como Japão, França, Austrália, EUA, Brasil e Dinamarca. O Posthuman Tantra foi a primeira banda brasileira, e um das pioneiras no mundo, a utilizar efeitos computacionais de realidade aumentada em suas performances. A música do Posthuman Tantra tem recebido atenção de veículos da imprensa alternativa de todos os continentes, sendo que Franco já deu entrevistas para revistas e sites de países como Portugal, Itália, França, Rússia, Inglaterra, Japão, Estados Unidos, Colômbia, entre outros. As performances artísticas do Posthuman Tantra, caracterizadas por uma visualidade que remete à obra gráfica do artista, e envolvendo vídeos, ações teatrais, efeitos computacionais e de mágica eletrônica, têm sido apresentadas em diversos estados brasileiros em eventos importantes como o Festival de Performances Tubo de Ensaios/UnB, 11º Encontro Internacional de Arte e Tecnologia no Museu da República em Brasília, II FAM – Festival Internacional de Arte e Mídia (Anápolis), 10 Dimensões da Arte e Tecnologia (João Pessoa/PB), Goiânia Noise Festival e Woodgothic Festival (MG). As performances artísticas do Posthuman Tantra contam com a participação dos integrantes do Grupo de Pesquisa CRIA_CIBER – Criação e Ciberarte, coordenado por Edgar Franco na UFG e que envolve seus orientandos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica.
            Durante seus 10 anos como professor do magistério superior, atividade que exerce com a mesma paixão que tem pela arte, foi homenageado por 11 vezes (incluindo algumas como patrono, paraninfo e nome de turma) e em todos os cursos nos quais lecionou.
            Em 2011 concluiu o pós-doutorado em Arte e Tecnociência no Programa de Pós-graduação em Arte da Universidade de Brasília. Desenvolveu a pesquisa “Aurora Pós-humana: Expansão de um Universo Artístico Ficcional Transmídia” junto ao o Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnociência da UnB, como bolsista do CNPq. Também em 2011, através de uma série de ações performáticas transmidiáticas, declarou-se Ciberpajé, identidade que assume desde então.



5 comentários:

  1. Síntese de um trabalho autêntico. Parabéns ao Edgar e a Ituiutaba que soube reconhecer o valor!

    ResponderExcluir
  2. Que sua energia se expanda mais e mais por este mundo da cultura ajudando a construção de um mundo com mais beleza, alegria e amor! Parabéns Ciberpajé! Saudações xamânicas...

    ResponderExcluir
  3. Uma honra enorme ter a mais importante premiação da área de arte e cultura de meu amado município natal batizada com o meu nome esse ano.
    Agradeço à ALAMI pela honraria e ressalto meu carinho por essa academia que me recebeu de braços abertos e por minha querida cidade natal!
    OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO!
    Abraço pós-humanista,

    Edgar Franco - O Ciberpajé.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber sobre o resultado do Concurso de Poesia 20 de Outubro. Grato, Tiago.

    ResponderExcluir
  5. Taí, o orientador dos meus sonhos!

    ResponderExcluir